22.8.11

Jorge Dias - 50 anos a fotografar / 40 anos a criar imagens na Figueira da Foz

Chegou à Figueira da Foz no inicio da década de 70 (faz agora 40 anos) para o serviço militar. Tendo nascido em Lisboa na freguesia de São Sebastião da Pedreira, foi aos 6 anos para a Marinha Grande, a terra de sua mãe, fazendo aqui a sua formação escolar. Aos 21 anos, como muitos da sua idade, foi chamado para o serviço militar, tendo sido selecionado para Artilharia em Vendas Novas, e seguidamente colocado na nossa cidade no então RAP 3, um dos quartéis em Portugal com as ‘Armas’ de Artilharia.
Na Marinha Grande tomou, desde muito novo (11/12 anos) o gosto pela fotografia, tendo lidado e colaborado com vários fotógrafos locais. 10 anos depois, em 1971, chegou à nossa cidade e, no quartel, começou desde logo a fazer fotografia.
Em 1974 montou a sua primeira loja, que ainda mantém, no Passeio Infante D. Henrique, tendo o seu ‘atelier’ hoje em dia mais concentrado na rua da
República, nº 195.
Especializado em fotografia aérea, realiza também trabalhos industriais e toda a envolvência relacionada com a criação de imagem em publicidade, fotografia, cinema e vídeo.
---
Acaba agora de lançar um conjunto de 30 fotografias da sua coleção particular distribuídas por 16 postais, e que estão a venda por 10 euros, e está a preparar um livro de fotografias sobre a Figueira da Foz, a ser editado em 2012.
(Clicar nas fotos para melhor as visualizar)

Sem comentários: