24.1.13

Reis David Carreira e Ana Oliveira animam o Carnaval da Figueira da Foz

João Ataíde e Isabel Cardoso apresentaram hoje os Reis do Carnaval da Figueira da Foz/Buarcos 2013. 
David Carreira é o artista convidado para reinar no Carnaval partilhando o trono com a figueirense Ana Oliveira. 
Em 2013 o programa de Carnaval consiste: 
09 de fevereiro pelas 21h30 – Desfile noturno das Escolas de Samba/Buarcos junto ao jardim dr. Fernando Traqueia; 
10 de fevereiro pelas 14h30 – 1º Corso de Carnaval na Avenida do Brasil; 
12 de fevereiro pelas 14h30 – 2º Corso de Carnaval na Avenida do Brasil. 
David Carreira estará presente nos dias 02 (hoje, apresentação, e 10 e 12 de fevereiro. 
João Ataíde apresentou o programa de Carnaval e os votos de que este “seja mais um grande evento para afirmação da marca Figueira da Foz como destino turístico de referência”. Enalteceu o empenho e dedicação das coletividades e participantes envolvidos na organização, perspetivando que este carnaval “-...será um sucesso! A Figueira da Foz estará preparada para receber todos os foliões que optarem por, nesta data, se deslocar até à nossa cidade”. 
Isabel Cardoso acrescentou que este será o último evento realizado pela entidade empresarial Figueira Grande Turismo e que a administração manteve a aposta no formato que tem vindo a ser utilizado na medida em que convidou uma figura local reconhecida ao longo dos anos como uma das grandes entusiastas do Carnaval, Ana Oliveira, que tem feito excelentes participações nos carnavais, e David Carreira um jovem que já se afirmou no mundo artístico com grande reconhecimento público a constatar pelos seus inúmeros fãs. Realçou ainda que a FGT “optou por não realizar a Chegada dos Reis e aproveitar um momento de animação protagonizado pelas Escolas de Samba, na apresentação dos seus sambas-enredo, momento com maior destaque nesta edição pois os Reis do Carnaval serão, aí, oficialmente apresentados”. Demonstrou uma expetativa positiva no que se refere à participação do público, assim as condições meteorológicas ajudem. 
David Carreira é um dos mais populares artistas nacionais. Iniciou-se na representação em 2010 como protagonista da série juvenil ‘Morangos com Açucar’. O sucesso da sua personagem e talento inegável levou-o a ser convidado para integrar o restrito grupo de atores exclusivos da TVI. Na música deu início à sua carreira em 2011 com o lançamento do seu álbum de estreia, Nº 1, que atingiu a primeira posição na tabela musical portuguesa durante mais de 2 meses consecutivos. Protagonista de campanhas de publicidade, o maior ídolo teenager nas redes sociais e o primeiro cantor português a ter os seus videoclips no canal de música internacional MCM são alguns dos títulos que distinguem David Carreira como um dos grandes sucessos da atualidade portuguesa. David Carreira reina pela 1ª vez num Carnaval e confessou que aceitou prontamente o convite, sendo um desafio “original e diferente do habitual”. Demonstrou a sua vontade em vir para se “divertir com a Rainha do Carnaval e com o público”. 
Ana Oliveira, responsável pelo Grupo SambaFolia e enquanto participante do Carnaval da Figueira da Foz, agradeceu o convite que a administração da FGT lhe dirigiu para ser Rainha do Carnaval, convite que recebeu com “enorme alegria e orgulho”. Referiu que gostaria de partilhar o “trono” com os participantes do seu grupo pelo qual é responsável há 16 anos. Fez um apelo ao público para apoiar esta edição do Carnaval da Figueira da Foz, participando ativamente e marcando presença. Enquanto Rainha do Carnaval e com a boa disposição que a caracteriza ordenou “venham e divirtam-se”
No dia 02 de fevereiro, pelas 22h00, terá início o programa com a apresentação dos Reis do Carnaval e dos Sambas-Enredo das Escolas de Samba no Grupo Caras Direitas, onde a noite se embrenha no ritmo do samba com a atuação do Grupo de Pagode os DescontraSamba. O preço do bilhete é de 2 euros e reverte para as Escolas de Samba. 
No dia 09 de fevereiro pelas 21h30 as Escolas de Samba apresentam-se pela 1ª vez em Buarcos, no Desfile Noturno junto ao jardim dr. Fernando Traqueia, pela seguinte ordem: Unidos do Mato Grosso, Novo Império e A Rainha. As Escolas de Samba pelo segundo ano consecutivo serão avaliadas, neste desfile, por um Júri convidado para o efeito, que vai ajuizar os itens: comissão de frente e porta bandeira; samba-enredo e bateria; fantasias e harmonia e conjunto. 
A classificação apenas será comunicada no final do 2ª corso, no dia 12 de fevereiro, aquando da classificação dos grupos de carnaval a concurso. Mais se informa que o preço do bilhete é de 2 euros e reverte também paras as Escolas de Samba. 
Os corsos de Carnaval desfilam na Avenida do Brasil nos dias 10 e 12 de fevereiro, pelas 14h30. Para além das Escolas de Samba apresentam-se a concurso 4 grupos carnavalescos e respetivos carros alegóricos. Estes grupos serão avaliados pela sua participação nos 2 corsos e a classificação será apresentada dia 12 no final do desfile. De realçar a participação da Junta de Freguesia de Buarcos que encerra o corso em conjunto com o carro alegórico dos Reis, secção na qual todos os foliões são bem-vindos e podem marcar presença. Em suma desfilam: 3 escolas de samba, 4 grupos e 6 carros alegóricos, num total aproximado de 700 participantes. O preço do bilhete atendendo à situação financeira que o país atravessa foi reduzido para os 3 euros, permanecendo a entrada gratuita para crianças com idade inferior a 12 anos, portadores do Cartão Figueira Sénior com a vinheta atualizada e todos os foliões mascarados com fatos completos. 
A FGT agradece a colaboração dos Reis do Carnaval David Carreira e Ana Oliveira, dos participantes e dos patrocinadores que ao longo dos anos têm acarinhado o Carnaval da Figueira da Foz/Buarcos.
(Clicar nas imagens para melhor as visualizar)

Sem comentários: