10.5.12

Triatlo do Figueira Kayak Clube, NavegArte e Motonáutica: Três competições nos seguintes 3 fins de semana de maio

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo, em parceria com a Capitania e Porto da Figueira da Foz, Clube Náutico da Figueira da Foz, Ginásio Clube Figueirense, Figueira Kayak Clube e Federação Portuguesa de Motonáutica, apresentaram esta 6ª feira 3 eventos: 1º Triathlon por Equipas do Figueira Kayak Clube; NAVEGARTE – Festival Náutico; e o Campeonato Nacional de Motonáutica.
Dinamizar e potencializar os recursos naturais da Figueira da Foz é a garantia de diferenciação do nosso destino. Poucas cidades turísticas reúnem meios tão distintos e atrativos como o Rio, a Serra e o Mar, num espaço urbano: seguro, acolhedor e gastronomicamente apetecível.
Na consciência de que a ligação entre a Figueira da Foz e o náutico é tão natural como o seu posicionamento geográfico, a FGT/CMFF congregam em 3 fins-de-semana as mais diversas modalidades praticadas na cidade, cujo elemento comum é a água, seja ela doce ou salgada.
Isabel Cardoso, Administradora da FGT, refere que este evento surge como a “primeira gota de água” num “oceano” que é o potencial do turismo náutico na Figueira da Foz, tendo em vista a “promoção do setor e a demonstração da sua importância na economia e dinâmica locais ”. Realça ainda que “todos os figueirenses devem ter a iniciativa de aproveitar este recurso e dele desfrutar ao máximo” convidou o público a recordar outros tempos em que o rio fazia parte do quotidiano dos figueirenses.
De realçar que estes 3 eventos associam não só o empenho de várias Entidades mas também são a constatação de que se pode fazer mais com menos, otimizando recursos quer humanos quer logísticos, sendo de realçar a presença de centenas de atletas.
==============================================================================
Figueira Kayak Clube, 13 de Maio, 1ºTriathlon por equipas
A prova, de dificuldade bastante reduzida, irá realizar-se com passagem por vários locais de interesse e de grande beleza natural, com especial destaque para o pequeno troço do rio Mondego que vai do portinho da Gala até à Marina da Figueira. Afinal trata-se de um clube de canoagem!! Os concorrentes farão equipas de 2 elementos que devem executar todas as modalidades: ciclismo, canoagem e corrida; as quais podem ser feitas em ritmo de competição ou apenas de passeio, ficando ao critério e capacidade física de cada equipa...o grande objetivo é o de terminar e de passar um dia divertido e bem disposto.
Este evento, pelo seu caráter lúdico e de promoção da prática da atividade física, enquadra-se plenamente nos objetivos estratégicos do ‘Programa Municipal Cidade Saudável’. Refere Hugo Nascimento que o clube pretende que “esta seja uma grande festa do desporto e da Figueira da Foz, pois para além da beleza natural e dos inúmeros pontos de interesse a cidade reúne também condições impares para a prática da atividade física.
O percurso tem início pelas 10h00 na Tamargueira e conta com a participação de 25 equipas duplas e contempla 12 quilómetros em bicicleta, 25 em canoagem e três quilómetros e meio em corrida.
**************************************************
NAVEGARTE – Festival Náutico, 19 e 20 de Maio – Doca de Recreio
É a congregação de várias iniciativas e esforços que se complementam e sobretudo que levam o público a visitar a frente ribeirinha da Figueira da Foz aproveitando toda a oferta ali patente. A vontade em homenagear a Marinha Portuguesa e a determinação em remar as águas do Rio Mondego culminam num evento que consiste em 2 momentos de competição:
-Taça da Beira Litoral em Remo, organização do Ginásio Clube Figueirense: é uma competição de cariz regional, com clubes apenas da região da Beira Litoral. Prima pela distância de apenas 500 metros que permite ao público assistir a toda a competição. Vai reunir cerca de 150 atletas que competem em 4 categorias: Juvenis - Feminino e Masculino; Veteranos - Feminino e Masculino. De realçar que esta Taça, na sua 13ª edição, era inicialmente destinada aos Juvenis, no entanto a necessidade de aumentar a competitividade entre Veteranos levou à sua integração nesta competição, sendo esta a sua 2ª associação à Taça da Beira Litoral.
A Secção de Remo do Ginásio Clube Figueirense, representada por Carlos Lavoura refere que “é um prazer regressar ao estuário do Mondego, que tantas felicidades deu ao Ginásio” mais referiu a importância destes eventos para uma maior utilização do rio assim como para futuros eventos no Mondego.
-Regata da Marinha, organizada pela Capitania, em parceria com o Clube Náutico da Figueira da Foz, assinala as comemorações do Dia da Marinha. Habitualmente as partidas das regatas são feitas fora da barra, no entanto, para tornar o evento mais cativante esta prova terá início junto à Doca de Recreio, o que permitirá ao público assistir ao início e ao fim da competição.
Miguel Amaral, em representação do Clube Náutico, é de opinião que “esta 1ª edição da NavegArte- Festival Náutico e o Grande Prémio de Motonáutica – com fortes tradições na Figueira da Foz - espelham bem a politica da FGT em apostar num sector em pleno crescimento no nosso País: as atividades náuticas. Considera que a Figueira da Foz “reúne condições excecionais para a prática de todas as modalidades em que o meio aquático é a sua principal envolvente.” Realçou a experiência organizativa da Federação Portuguesa de Motonáutica e apresentou votos de que os objetivos traçados sejam cumpridos, e que este seja mais um estímulo à entidade organizadora para futuras realizações.”
Rui Amado, Capitão do Porto, considera que sendo alguém com fortes ligações ao mar, quer em termos profissionais, quer em termos lúdicos, é com muito agrado e orgulho que vê durante o mês de Maio a realização de três eventos náuticos: Triatlo do Figueira Kayak Clube, NavegArte e Motonáutica. “Sendo o mar, novamente, o novo desígnio nacional, que melhores formas havia para trazer os figueirenses para junto do seu rio e do seu mar?!” A todos os participantes, nestas atividades, relembra Rui Amado que “devem cumprir com todas as regras de segurança, quer das embarcações, quer das tripulações, usufruindo, de forma segura, todo o prazer da atividade náutica.” Rui Amado anunciou ainda a garantia da presença do Veleiro da Marinha Portuguesa BLAUS VII, o qual estará fundeado na Figueira da Foz entre 18 e 21 de Maio. Esta embarcação vai participar em vários momentos do Navegarte, com maior exposição no Desfile de Encerramento.
Associado a estes 2 momentos-âncora vai estar patente uma Exposição Náutica, de entrada livre, com várias modalidades associadas, na qual vão participar: o Clube Náutico, o Ginásio Clube Figueirense, a Naval 1º de Maio, a Federação Portuguesa de Motonáutica, os Escuteiros Marítimos, a Associação de Bodyboard da Figueira da Foz, a Mergulho Oceano e a empresa OBE & CARMEN, S.A. Todas estas Entidades vão mostrar elementos logísticos associados à pratica dos vários desportos, desde embarcações, pranchas, vestuário, informação, entre outros.
-O programa fica completo no domingo, dia 20 de maio, com os Batismos de Mar, destinados ao público em geral, sob a orientação da Capitania com a colaboração do Clube Náutico e dos Escuteiros Marítimos (acesso mediante inscrição no local). A fechar o evento está o magnifico Desfile de Encerramento, a partir das 16h00, aberto a todos os praticantes das diversas modalidades, que vai preencher o estuário do Rio Mondego com um heterogéneo “mosaico” de embarcações.
**************************************************
Campeonato Nacional de Motonáutica (F.P.M.)– Grande Prémio da Figueira da Foz (G.P.), 26 e 27 de Maio – Doca de Recreio
É uma organização da Federação Portuguesa de Motonáutica, numa 2ª edição após um interregno de vários anos na Figueira da Foz.
A abrir este G.P. está agendada no sábado, dia 26, uma ação de formação da Fórmula Futuro, destinada a jovens do concelho, dos 8 aos 16 anos, proporcionando-lhes um primeiro contacto com a motonáutica.
Numa forte aposta da F.P.M. a Fórmula Futuro tem como objetivo dinamizar a modalidade privilegiando a iniciação/formação de jovens na modalidade para que possam tornar-se em futuros pilotos das categorias de competição.
As embarcações utilizadas são semi-rigidos, com 3 / 4 metros de comprimento e motor de 8 a 15 cavalos. Para participar, as regras básicas passam por saber nadar e ter gosto pelas atividades náuticas, sendo que nas classes 1, 2 e 3 os pilotos são sempre acompanhados por um monitor credenciado da F.P.M. enquanto estiverem em prova.
No 2º dia de Campeonato, já nas classes de competição a partir das 12h15, têm início os treinos livres e cronometrados de T850, seguindo-se a F4. Pelas 15h30 começam as várias Mangas, terminando pelas 17h45 com a entrega de prémios.
De destacar a presença nos F4 dos internacionais Luís Miguel Ribeiro atual detentor do cetro de campeão nacional e Pedro Fortuna, com o titulo de vice-campeão do Mundo desde 2010, e ainda Tiago Évora, campeão em titulo dos T 850, em 2010 e 2011.
Mário Gonzaga, presidente da Federação de Motonáutica, refere que “o regresso do Campeonato à Figueira da Foz marca uma vontade da Federação em regressar a cidades com largas tradições na modalidade” considerando ainda que é de “extrema importância a colaboração das entidades locais, pois são cruciais para o êxito dos eventos”, espera que o “sucesso do ano transato se repita”.
O Porto da Figueira da Foz marcou também presença através de Joaquim Sotto Mayor o qual aludiu à importância deste eventos para aproximar o público da área ribeirinha, referindo que estas e outras iniciativas dignificam as modalidades, as parcerias e sobretudo a Figueira da Foz.
Considera João Ataíde que “estes eventos são essenciais para demonstrar as capacidades da Figueira da Foz quer para a prática de desportos náuticos quer para a indústria a estes associada. É importante para os parceiros que estas iniciativas divulguem as excelentes condições que a cidade apresenta para a dinamização destes mercados junto do público”. Afirma que “o Mar é, e deve ser, uma grande aposta, quer das atividades económicas a ele ligados, quer do turismo local, sendo o papel da FGT e da Câmara Municipal essencial na divulgação destes meios e da sua associação a ideias e projetos dinâmicos, contribuindo para o fortalecimento do “cluster” do mar”. Deu ainda conhecimento que o município está representando no Fórum do Mar que se encontra a decorrer desde dia 10 até ao dia 12 de Maio, na Exponor, no qual está a divulgar as diferentes atividades relacionadas com este valioso recurso natural: Indústria – porto e pesca, Sal e transformados – conservas, e Lazer.

1 comentário:

Anónimo disse...

EXPOSIÇAO NAUTICA-Corri tudo, nem uma canita de pesca havia! ECONOMIA LOCAL-Que BARRACA!? só havia quem pedisse ajuda ou QUOTAS. Quem FATURA bem é a POLICIA MARITINA com umas Multitas aos Pescadores. Mais valia terem convidado as FARTURAS ou as BIFANAS e ainda recebiam €s do espaço.Bom era nesmo uma GINJINHA DE OBIDOS.