1.2.12

Carnaval da Figueira da Foz = Reis Paulo Futre e Rainha Margarida São Pedro

O presidente da Câmara João Ataíde e a vereadora Isabel Cardoso apresentaram hoje, dia 01 de Fevereiro, e perante uma plateia entusiasmada, os Reis do Carnaval da Figueira da Foz 2012.
Paulo Futre é o convidado especial desta edição do Carnaval, no qual desfilará como Rei na companhia da ilustre figueirense Margarida São Pedro. A Avenida do Brasil é, uma vez mais, o palco do desfile carnavalesco que se realizará somente no domingo dia 19 de fevereiro, a partir das 14h30, com a participação das 3 Escolas de Samba, 4 grupos, 10 carros alegóricos e dezenas de foliões.
João Ataíde considera que “este evento é uma mais-valia para a promoção do destino Figueira da Foz, elevando a autoestima da cidade enquanto palco de grandes eventos, potenciando as funções económicas da cidade”.
O percurso de Paulo Futre no futebol é sobejamente conhecido do público português. Foi um dos melhores jogadores do mundo e um determinado dirigente desportivo. Durante a sua carreira lidou com alguns dos mais influentes e controversos presidentes do mundo do Futebol. Jogou nos mais reconhecidos clubes de Portugal: Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e no Sporting Clube de Portugal. Em 1987 a sua contratação para o Atlético de Madrid fez furor por ser a maior contratação do futebol português e a 2ª maior contratação ao nível mundial, à época, apenas superado por Maradona. França, Itália e Inglaterra viveram também bons momentos com Paulo Futre. Afastado dos relvados, o Rei do Carnaval da Figueira da Foz pode ser visto semanalmente na TVi24 no programa “A Noite do Futrebol” e em campanhas publicitárias onde se destaca o Licor Beirão. Para Paulo Futre “é uma honra ter finalmente disponibilidade para aceitar um convite para reinar no Carnaval”, pois é um “fanático desta grande festa” e nunca teve o privilégio de o fazer. Paulo Futre agradeceu ainda o convite que lhe fizeram, prometendo “esforçar-se para estar à altura da Rainha e da magnífica cidade que é a Figueira da Foz”.
Margarida São Pedro, de alcunha Cafezeiro, é assídua do Carnaval da Figueira da Foz desde a sua génese, contava o ano de 1979. Não é novata nestas andanças pois já reinou noutros carnavais da cidade, 1981 e 1986. Mentora do grupo Samba da Praia, que está na origem da 1ª Escola de Samba da Figueira da Foz, sempre participou em todas as edições. Reconhecida ainda pela sua fantástica voz, Margarida vai reinar neste Carnaval mas não quer desiludir os seus fãs, pois irá cantar ao longo de todo o desfile. “Vai ser o melhor Carnaval de sempre. Carisma, beleza e muita alegria”, refere Margarida São Pedro, sobre o seu Rei diz “não podia ser melhor a escolha!”.
A festa começa logo no dia 12 de fevereiro com a Chegada dos Reis. É uma tradição antiga, retomada sempre que a disponibilidade dos convidados o permite. Este ano, Rei e Rainha vão saudar os figueirenses a partir das 14h30 junto à CP. O desfile prosseguirá pela Avenida Saraiva de Carvalho, com uma breve paragem na Câmara Municipal, continuando pelas Avenidas de Espanha, 25 de Abril e Brasil, terminando no Caras Direitas com um breve discurso dos Reis.
No dia 18 de fevereiro, pelas 22h00, junto ao jardim Dr. Fernando Traqueia, em Buarcos, realiza-se o Desfile Noturno apenas com as Escolas de Samba, que se apresentam pela seguinte ordem: A Rainha, Unidos do Mato Grosso e Novo Império. Este ano os Reis vão estar presentes. Paulo Futre e Margarida São Pedro vão abrir o desfile. O bilhete custa 2 euros por pessoa e é gratuito até aos 12 anos, inclusive.
A Figueira Grande Turismo vai pontuar as Escolas de Samba. Durante o Desfile Noturno, as 3 Escolas figueirenses vão ser avaliadas por um Júri próprio que determinará qual a Escola que melhor preenche os requisitos. De salientar que o Júri é composto por um elemento de cada Grupo participante, complementado com elementos expert nas áreas da música, dança e indumentária.
No dia 19 de fevereiro, com inicio às 14h30, o corso de Carnaval encherá a Avenida do Brasil com os seus 700 participantes: 3 Escolas de Samba, 4 Grupos a Concurso, 10 Carros Alegóricos e dezenas de foliões. As magnificas plumas e o brilho das lantejoulas avistam-se à distância. O ritmo é marcado pelas baterias. As temáticas surgem ao sabor da imaginação, e a fantasia e sátira juntam-se nestes dias para brincar ao Carnaval.
Os foliões tem lugar reservado e os Grupos da Junta de Freguesia de Buarcos e das Alhadas prometem não os desiludir: música popular, muita alegria, boa disposição e sardinha assada. Os 4 Grupos a concurso serão premiados com o 1º, 2º e 3º lugares nas Categorias de Melhor Carro e Melhor Grupo. A todos os Grupos e Escolas de Samba será atribuído um troféu de participação.
Os fatos dos Reis foram desenhados e confecionados pelas duplas: Dora Oliveira e Helena Oliveira; e Quim Madeira e Lurdes Mamede, para Rei e Rainha, respetivamente.
Tendo em vista uma melhoria da apresentação e de dinâmica dos desfiles a FGT optou por iniciar o desfile na 1ª rotunda a seguir ao Galante, o que permite agilizar o percurso. Serão ainda instaladas mais bancadas para maior comodidade do público.
O preço dos bilhetes mantém-se em relação aos anos anteriores, €3,50 por pessoa, com entrada gratuita para carnavalescos e para crianças até aos 12 anos, inclusive.
Em ano de forte contenção orçamental, a FGT propôs-se a fazer mais com menos, com mais qualidade, apostando numa dupla de Reis de grande notoriedade, tendo em vista uma maior motivação para os participantes e a captação de mais público. Através de uma campanha no Facebook, entre 13 e 17 de Fevereiro, a FGT vai ainda oferecer 1 convite duplo a todos os amigos que conseguirem trazer 10 novos amigos para a página da FGT; e já no recinto do Carnaval nas bilheteiras (abertas a partir das 10h00), por cada 5 bilhetes de grupo oferecemos o 6º. (Clicar nos programas para melhor os visualizar)

Sem comentários: