6.10.11

Aguiar de Carvalho - Antigo autarca homenageado

Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, que foi presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz durante 15 anos, foi homenageado nesta 4º feira, dia 5 de Outubro.
A homenagem, anunciada dias antes, começou por ser alvo de muita contestação por parte de muitas pessoas, especialmente por se ter posto a circular a notícia da substituição da designação da Praça da Europa pelo nome do autarca. Tal não se revelou verdade, já que o nome foi somente acrescentado, passando a praça a designar-se Praça da Europa Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho.
Para além das opiniões contra e a favor e marcadamente politicas que surgem sempre nestas situações, refira-se que o engenheiro nasceu na Guarda em Setembro de 1942, tendo-se lincenciado em 1966 e sido admitido na Celbi como engenheiro químico em 1970. Em 1977 entrou na vida autárquica como vereador, sendo eleito presidente da Câmara da Figueira da Foz em 1983, mantendo-se como tal até 1997.
Para além de algumas intervenções do atual presidente João Ataíde e de outros notáveis que fizeram questão de comparecer ao evnto, destaque para Gil Mata, antigo administrador da Soporcel, que leu um poema dedicado ao homenageado intitulado “Amar a Figueira da Foz”.
A terminar, a filha de Aguiar de Carvalho, Ana Paula, disse que seu pai foi sempre um republicano convicto, sentindo-se feliz pelo facto de a homenagem ter sido realizada num ‘5 de Outubro’.
(Grato à correção enviada por um nosso leitor)

Sem comentários: