10.6.11

São João com tradição é na Figueira da Foz!

A Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo apresentaram, no Coliseu, o programa das Festas da Cidade.
A FGT voltou a apoiar a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense, organizada pela Malta do Viso, que este ano comemora o seu 25º aniversário. Anualmente afluem a esta Festa aproximadamente 5.000 pessoas que neste espaço procuram degustar o menu mais típico de Portugal, sardinha assada com broa e caldo verde, num ambiente que relembra velhos tempos e onde também não falta a animação.
A Festa da Sardinha é a primeira iniciativa do programa das Festas do São João 2011, e por isso a escolha do local.
Entre 18 e 19 de Junho a Figueira da Foz vai acolher o Campeonato Nacional de Motonáutica, organizado pela Federação Portuguesa de Motonáutica em parceria com o Clube Náutico da Figueira da Foz. Este evento marca o regresso desta competição ao Concelho após um interregno de seis anos, e onde se espera a participação de cerca de três dezenas de pilotos, nas classes: F4 (catamarans); PR 750 (semi-rígidos) e T 850 (monocascos).
Entre 23 e 24 de Junho a Figueira da Foz vive um dos momentos mais altos do ano, ao qual milhares de pessoas se deslocam para viver a noite mais longa do ano. Velhas tradições e novos desafios são lançados, verificando-se este ano uma elevada participação das Freguesias nas Marchas Populares. Paião/Sociedade Filarmónica Paionense, Quiaios/Quiaios Clube, Buarcos/Grupo Instrução e Sport, São Julião/Escola Secundária Bernardino Machado, Bom Sucesso/Associação Jovem Fresca Coragem e Lavos/Sport Clube de Lavos, trazem 6 marchas à avenida 25 de Abril, para um desfile que tem início às 22h00 na Rotunda do Galante. Num total aproximado de 500 participantes estas marchas trazem à cidade velhas tradições, novos costumes, antigos pregões e relembram os encantos da Figueira da Foz. Participam ainda nos desfiles a Imperial Neptuna – Tuna da Cidade da Figueira da Foz, a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz, e as Marchas Infantis do Centro Paroquial de Maiorca e da Escola EB1 de Lares. O desfile termina com o esperado espectáculo piro-musical que durante 15 minutos iluminará e abrilhantará a noite do São João da Figueira da Foz.
A noite de 23 de Junho é longa e são inúmeras as opções de diversão, desde as enormes fogueiras de São João e os arraiais populares com os grupos TVE na Rua de São Lourenço, e a Banda Chique na Rua Cândido dos Reis; da Festa do Banho Santo, com inicio à 01h00 até ao amanhecer; passando pela animação com os DJs Eduardo Patrão, Pete B e Óscar DJ no areal da praia da Claridade, terminando nos vários restaurantes, nos quais a sardinha assada é rainha. Bares e discotecas sempre animados por toda a cidade.
No dia 24 de Junho realizam-se as comemorações religiosas de São João, Padroeiro da Figueira da Foz, com início às 16h00 com a Missa Solene, seguida da Procissão e da Bênção de Mar, junto à Doca de Recreio. Pelas 22h00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense onde serão apuradas as 3 melhores Marchas a concurso.
Entre 25 de junho e 03 de julho a festa continua com a Feira das Freguesias na Praça da Europa, na qual participam as 18 freguesias do concelho com as suas iguarias gastronómicas, assim como com a atuação de várias grupos: bandas filarmónicas, orquestras ligeiras, ranchos folclóricos e grupos de música popular locais. É sem dúvida o melhor local para saborear uma feijoada de búzios, umas enguias fritas ou umas papas de moado.
São João com tradição é na Figueira da Foz!
---------------------------
Para além desta apresentação, a 'Malta do Viso', grande dinamizadora desta Festa da Sardinha, homenageou de surpresa a D. Cassilda, de 92 anos, que sempre ajudou e colaborou com afinco em todas as 25 edições anteriores desta popular festa.
Nesta 5º feira dia 09 de junho o Coliseu encheu, superando as expectativas. E ao Jornal Online O PALHETAS NA FOZ coube a primazia de provar as primeiras três sardinhas saídas da grelha! E estavam boas!

Sem comentários: