26.2.11

Figueira da Foz representada na Bolsa de Turismo de Lisboa = Os 'reis' Rita Pereira e Joaquim apresentaram o programa do carnaval Buarcos/Figueira

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Administrador da Figueira Grande Turismo em parceria com a Confraria Gastronómica do Arroz e do Mar apresentaram hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa, vários produtos regionais para degustação, tendo em vista valorizar e projectar a gastronomia regional.
Pela primeira vez na BTL esta Confraria do Baixo Mondego, representada por 5 dos seus confrades, ofereceu várias lembranças (arroz, sal e conservas) às dezenas de visitantes que estiveram no espaço da Turismo Centro de Portugal (TCP) e que tiveram também oportunidade de degustar algumas das especialidades da região destacando-se: os vinhos da Quinta dos Cozinheiros, a broa de Brenha, o bolo das Alhadas, e enchidos de Quiaios.
A gastronomia e os vinhos apresentam-se claramente como produtos diferenciadores ao nível das regiões, e nos quais a Figueira da Foz tem vindo a afirmar-se.
João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal da Figueira Foz, convidou os presentes a provar as iguarias que a Confraria trouxe para este certame, posicionando-se no grupo de opiniões daqueles que defendem que a gastronomia figueirense é das melhores e mais saudáveis do país. Relembrou que a sardinha pescada ao largo da Figueira da Foz foi recentemente certificada. Referiu ainda que os intervenientes directos na qualidade da gastronomia e serviço de restauração, tem vindo a criar condições para que este produto turístico seja uma mais-valia para o concelho.
Pedro Malta considera que esta parceria da FGT com a Confraria do Arroz e do Mar é essencial para continuar a promover as iguarias figueirenses e para recuperar certas tradições gastronómicas, fazendo-as perdurar no tempo; Congratulou ainda a estratégia da TCP na BTL 2011 no que refere ao trabalho desenvolvido para captar a participação das diversas Confrarias do Centro que têm marcado presença no certame.
Jorge Caseiro, grão-mestre da Confraria, agradeceu o convite à FGT e a TCP, considerando muito interessante esta presença e sobretudo esta parceria da qual espera cresçam projectos que valorizem o município na sua vertente gastronómica.
Deu ainda conhecimento que a Confraria está a elaborar um livro de receitas tradicionais da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, recolhidas, ao longo de vários anos, o qual deverá ser apresentado brevemente.
------------------------------------------------------------
Noutro âmbito, Rita Pereira e Joaquim Gaspar, Reis do Carnaval da Figueira da Foz também marcaram presença no espaço da Turismo Centro de Portugal, na Bolsa de Turismo de Lisboa, para apresentarem em conjunto com o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e o Administrador da Figueira Grande Turismo – EEM (FGT) o programa do Carnaval 2011.
Simpáticos e atenciosos para com todos os visitantes que os abordaram, os Reis Carnavalescos mostraram-se muito satisfeitos com o convite da FGT para participarem no Carnaval da Figueira da Foz 2011.
Dizem-se entusiasmados e com alguma expectativa nesta participação, mas sobretudo afirmam que vão divertir-se e que neste sentido o público será também contagiado pela sua folia.
Joaquim mostrou-se visivelmente satisfeito em participar no Carnaval da Figueira da Foz, por ser a sua cidade, e na convicção que irá deixar orgulhosos família e amigos. Disse-nos que considera este convite como um reconhecimento da cidade pelo trabalho que têm desenvolvido. Espera que sejam dois dias de diversão, num Carnaval que lhe traz recordações do Brasil (devido às Escolas de Samba onde tem muitos amigos) e que mais não sendo porque vai desfilar na emblemática Avenida do Brasil.
Rita já conhece bem os deveres de uma rainha de carnaval. Espera uma forte adesão do público, muita animação e boa disposição. Apela ao bom tempo e ao calor para que se juntem à folia da Figueira da Foz.
João Ataíde, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, deu as boas-vindas aos Reis Carnavalescos e convidou todos os presentes a visitar a cidade, que nestes dias apresenta um colorido diferente. Considera que o Carnaval é um dos eventos de maior impacto económico no concelho e como tal a estratégia que tem vindo a ser seguida pela FGT vai ao encontro do objectivo principal, a dinamização turística da Figueira da Foz. Expressou ainda o desejo de que as condições meteorológicas sejam favoráveis a um carnaval solarengo e animado.
Pedro Malta, apresentou os Reis como sendo figuras públicas reconhecidas nacional e internacionalmente: ela como actriz, ele como manequim; ambos com uma forte ligação à Figueira da Foz. Relembra que Rita foi Miss Bikini Figueira da Foz em 2002 e Joaquim é um figueirense.
As expectativas da FGT para a edição 2011 do Carnaval são optimistas. A aposta nesta dupla de reis jovens visa captar e fidelizar público, numa perspectiva de dinamização do turismo local.
Dia 6 de Março, a Organização conta ainda com a colaboração da RTP para uma maior divulgação do Carnaval, através dum especial Praça da Alegria, no qual serão divulgados projectos do Município, actividades e eventos que estão a ser organizados, assim como o artesanato e gastronomia locais. Estão previstas aproximadamente 6 horas de transmissão a partir do recinto de Carnaval.
A Administração da FGT apresentou ainda uma novidade para o Carnaval, nos dias 6 e 8 de Março, aquando aos desfiles, vai ter lugar um concurso para premiar o folião mais criativo e animado da Figueira da Foz, esperando-se uma forte adesão. Este concurso é resultado duma parceria com a AlgarveSol que vai oferecer, ao melhor folião, um fim-de-semana numa das suas unidades hoteleiras.
O Carnaval da Figueira da Foz é na sua essência resultado da dinâmica do associativismo local, com o calor e colorido das escolas de samba

Sem comentários: