Carta recebida de um nosso leitor via e-mail:
"Remonta a 1962 a primeira edição daquela que seria, durante muitos anos, o grande cartaz de animação turística do final do ano na Figueira da Foz, o "Rally Fim do Ano".
Prova de cariz internacional em que participaram nomes sonantes do desporto motorizado nacional tais como Alfredo César Torres, Américo Nunes, Francisco Romãozinho, Guilherme Roldão, entre outros, permitiu que esta se consolidasse como um dos maiores eventos desta cidade ao longo de duas décadas, até terminar inexplicavelmente em meados dos anos 70. Foi reeditada em 1982 integrada nas comemorações dos 100 anos de elevação da Figueira da Foz a cidade. Em 2006, fruto do empenho de alguns entusiastas e com a organização do Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz a cidade voltou a ter o seu Rally Fim do Ano com ligeiras alterações, sendo a mais evidente a participação em exclusividade de automóveis clássícos. Composta inicialmente em 2006, 2007 e 2008 por uma prova de perícia, já em 2009 e nesta última edição de 2010 foi acrescentada uma prova de regularidade, tendo como trajecto algumas freguesias do Concelho da Figueira da Foz.
Sem qualquer constrangimento pode-se afirmar que desde o seu inicio - e já lá vão 48 anos - que o momento mais empolgante desta realização foi, e sempre será, a prova de perícia na Avenida 25 de Abril, onde o contacto com o publico e os concorrentes se torna mais evidente e expressivo, permitindo que milhares de pessoas possam usufruir deste momento único em vivência e simbolismo.
Acontece que nesta ultima edição do rally 2010/011, e por imposição camarária, foram invocados (sem confirmação) motivos de segurança, e assim não permitindo que a prova de perícia se realizasse na Avenida 25 de Abril dai resultando a sua deslocalização para o parque de estacionamento da referida avenida, local apático e descaracterizado.
Permitam-me referir que se de segurança se trata, será bom não esquecer que no dia 31 de Dezembro pelas 11h00, com todas as 53 viaturas estacionadas na avenida e prontas para a largada da Prova de Regularidade, a mesma se encontrava aberta ao trânsito, pondo em perigo os concorrentes, acompanhantes e publico em geral, e só foi encerrada temporariamente durante a partida.
Se a Câmara Municipal, manifestamente apoiante desta prova ao longo de todos estes anos, evoca falta de segurança, nada mas simples do que criar essas condições à semelhança do que têm feito outras autarquias por esse País fora, e refiro-me concretamente à Câmara do Porto
(Porto Road Show/ Rally de Portugal/ Av dos Aliados 23 de Maio 2010) , Vila do Conde (circuito), Vila Real (circuito) e Lisboa (Super Especial/ Rally de Portugal/ Praça do Império 24 de Março 2011) já para não falar da montagem dos circuitos citadinos tão em voga por esse Mundo fora e até nas nossas Rampas Nacionais ( Falperra, Caramulo, Serra da Estrela, Penha, etc.) em que as “organizações camarárias” fazem da segurança a sua máxima prioridade.
Realço que a Avenida reúne todas as condições, e mesmo com ligeiras alterações que foram sendo executadas ao longo dos anos, qualquer concorrente menos experiente consegue cumprir a sua prova com absoluta facilidade e destreza.
Terminando, congratulo-me que estas minhas palavras tenham servido para um correto esclarecimento, desejando que para 2011 a tradição se mantenha e que a prova de perícia do Rally Fim do Ano possa voltar ao seu lugar de eleição, a Avenida 25 de Abril.".
(M.A.)
"Remonta a 1962 a primeira edição daquela que seria, durante muitos anos, o grande cartaz de animação turística do final do ano na Figueira da Foz, o "Rally Fim do Ano".
Prova de cariz internacional em que participaram nomes sonantes do desporto motorizado nacional tais como Alfredo César Torres, Américo Nunes, Francisco Romãozinho, Guilherme Roldão, entre outros, permitiu que esta se consolidasse como um dos maiores eventos desta cidade ao longo de duas décadas, até terminar inexplicavelmente em meados dos anos 70. Foi reeditada em 1982 integrada nas comemorações dos 100 anos de elevação da Figueira da Foz a cidade. Em 2006, fruto do empenho de alguns entusiastas e com a organização do Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz a cidade voltou a ter o seu Rally Fim do Ano com ligeiras alterações, sendo a mais evidente a participação em exclusividade de automóveis clássícos. Composta inicialmente em 2006, 2007 e 2008 por uma prova de perícia, já em 2009 e nesta última edição de 2010 foi acrescentada uma prova de regularidade, tendo como trajecto algumas freguesias do Concelho da Figueira da Foz.
Sem qualquer constrangimento pode-se afirmar que desde o seu inicio - e já lá vão 48 anos - que o momento mais empolgante desta realização foi, e sempre será, a prova de perícia na Avenida 25 de Abril, onde o contacto com o publico e os concorrentes se torna mais evidente e expressivo, permitindo que milhares de pessoas possam usufruir deste momento único em vivência e simbolismo.
Acontece que nesta ultima edição do rally 2010/011, e por imposição camarária, foram invocados (sem confirmação) motivos de segurança, e assim não permitindo que a prova de perícia se realizasse na Avenida 25 de Abril dai resultando a sua deslocalização para o parque de estacionamento da referida avenida, local apático e descaracterizado.
Permitam-me referir que se de segurança se trata, será bom não esquecer que no dia 31 de Dezembro pelas 11h00, com todas as 53 viaturas estacionadas na avenida e prontas para a largada da Prova de Regularidade, a mesma se encontrava aberta ao trânsito, pondo em perigo os concorrentes, acompanhantes e publico em geral, e só foi encerrada temporariamente durante a partida.
Se a Câmara Municipal, manifestamente apoiante desta prova ao longo de todos estes anos, evoca falta de segurança, nada mas simples do que criar essas condições à semelhança do que têm feito outras autarquias por esse País fora, e refiro-me concretamente à Câmara do Porto
(Porto Road Show/ Rally de Portugal/ Av dos Aliados 23 de Maio 2010) , Vila do Conde (circuito), Vila Real (circuito) e Lisboa (Super Especial/ Rally de Portugal/ Praça do Império 24 de Março 2011) já para não falar da montagem dos circuitos citadinos tão em voga por esse Mundo fora e até nas nossas Rampas Nacionais ( Falperra, Caramulo, Serra da Estrela, Penha, etc.) em que as “organizações camarárias” fazem da segurança a sua máxima prioridade.
Realço que a Avenida reúne todas as condições, e mesmo com ligeiras alterações que foram sendo executadas ao longo dos anos, qualquer concorrente menos experiente consegue cumprir a sua prova com absoluta facilidade e destreza.
Terminando, congratulo-me que estas minhas palavras tenham servido para um correto esclarecimento, desejando que para 2011 a tradição se mantenha e que a prova de perícia do Rally Fim do Ano possa voltar ao seu lugar de eleição, a Avenida 25 de Abril.".
(M.A.)
1 comentário:
Nem mais!
Assino por baixo!
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