3.4.18

Palácio Sotto Mayor – Figueira da Foz = Historial

O Palácio Sotto Mayor começou a ver a luz do dia no final do século XIX, demorando cerca de 20 anos a ser concluído. 
Foi mandado construir por Joaquim Sotto Mayor (Joaquim Felisberto da Cunha Sotto Maior, transmontano, natural da freguesia de São Nicolau de Lebução, concelho de Valpaços) um abastado negociante emigrado no Brasil que, no regresso a Portugal, visitou a Figueira da Foz e aqui decidiu mandar construir um palacete ao estilo francês com motivos renascentistas, à época em voga. 
O projeto de arquitetura foi entregue a Gaston Landeck que se inspirou nos palacetes típicos de França, tendo-se rodeado de alguns dos mais relevantes artistas da altura. Estes tornaram o interior muito sumptuoso, recheado de obras de arte de mobiliário e escultura que decoram as elegantes salas, vestíbulos, corredores e outros aposentos, onde predominam painéis ornamentais do pintor António Ramalho, magníficas telas assinadas por Joaquim Lopes, Dórdio Gomes e António Carneiro, e o famoso vitral de Bernard Champigneulle iluminando a escadaria nobre. 
O resultado foi um dos mais bonitos edifícios da época, não só na Figueira da Foz, como em todo o país. 
Joaquim Sotto Mayor viveu no Palácio, de cinco pisos, longas temporadas. 
……………………
O Palácio Sotto Mayor foi adquirido em 1967 pela Sociedade Figueira Praia. Refira-se, como curiosidade, que as suas primeiras instalações sanitárias só foram construídas depois desta data, pois recorde-se que as antigas habitações, até precisamente aos finais do século XIX, não tinham salas de higiene (as ‘necessidades pessoais’ eram feitas na rua ou despejadas pelas janelas). 
Em 1980 foi convertido numa das mais relevantes unidades museológicas do património local. 
…………………… 
A foto inicial – da sua construção - mostra a fachada posterior com a sua escadaria estilo Luis XVI que dá acesso ao que viria a ser um jardim romântico e uma torre mirante com tipologia semelhante à Torre de Belém. 
…………………….. 
*Fontes consultadas: Secção Património Histórico Cultural da Junta de Freguesia de S. Julião, e Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz.*

===========================================================================
FOTOS DIVERSAS= Clicar nas fotos para melhor as visualizar


















Sem comentários: