3.6.13

Festas da Cidade / São João 2013 da Figueira da Foz já tem programa

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, ladeado pelo vereador Carlos Monteiro, apresentou hoje o programa das Festas da Cidade/São João 2013 da Figueira da Foz, que decorre de 19 de junho a 07 de julho em vários locais da cidade. 
João Ataíde esclareceu que “atendendo à extinção da Empresa Municipal de Turismo o programa de São João engloba este ano várias ações paralelas ao cartaz turístico.” 
As festividades têm início com a Feira de São João que se realiza entre os dias 19 e 30 de junho no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. O programa continua no dia 23 de junho com a Noite de São João, o ponto alto da animação das Festas da Cidade, que atrai milhares de pessoas às ruas, enchendo de tradição cada recanto da Figueira da Foz. 
Esta noite começa com o 1º desfile das Marchas Populares, pelas 22h00, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna da Figueira da Foz, seguida da participação especial da Marcha do Grupo Instrução e Recreio Quiaense, que comemora este ano o seu centenário. A concurso desfilam 4 marchas: Grupo Instrução e Sport (GIS), Marcha da Paróquia de Tavarede, Quiaios Clube e Sociedade Filarmónica Paionense, num total de 400 participantes.
Após o desfile tem lugar o espetáculo piromusical, que durante 10 minutos vai iluminar a praia da Figueira da Foz e dar o pontapé de saída para a noite mais longa do ano. A festa prolonga-se até ao nascer do dia 24 com o Banho Santo e o Dj Eduardo Patrão a animar a praia, e onde os mais corajosos podem ainda saltar as quentes fogueiras de São João. 
Ainda nesta noite mágica a tradição mantém-se na rua de São Lourenço que acolhe, mais uma vez, o típico Arraial Popular. 
No dia 24 de junho realizam-se as cerimónias oficiais destas festas. Pelas 10h30 horas tem início a respetiva sessão solene no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE). 
Pelas 12h30 tem lugar a inauguração do Mercado Eng. Silva que, após 12 meses de trabalhos de remodelação, apresenta-se com uma estrutura remodelada, mais moderna e mais adequada às necessidades do público. A inauguração culmina num almoço aberto à população no jardim municipal acompanhada de vários momentos de animação. 
Pelas 16h00 terão início as cerimónias religiosas com a celebração da missa solene na Igreja Matriz seguida da procissão e da Bênção de Mar junto à Praça da Europa. 
Pelas 22h00 realiza-se o 2º desfile das marchas populares no Coliseu Figueirense onde serão apuradas as classificações gerais das marchas a concurso e a marcha eleita pelo público. A encerrar o desfile haverá mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz. O preço do bilhete é de 3 euros com entrada gratuita até aos 12 anos. O encerramento do programa das Festas da Cidade / São João 2013 terá uma forte componente gastronómica. São dois os certames nos quais os pratos típicos portugueses e sobretudo da Figueira da Foz podem ser degustados: 
-A Feira das Freguesias reúne a oferta gastronómica das 18 freguesias do concelho no pavilhão multiusos instalado no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. Este ano a feira divide-se em 2 momentos: de 26 a 30 de junho, onde estarão presentes as freguesias oriundas da zona norte: Brenha / Moinhos da Gândara / Quiaios / Santana; da zona sul: Alqueidão / Borda do Campo / Lavos; e da zona urbana: São Julião / Vila Verde. Dias 1 e 2 de julho a feira encerrá para substituição das freguesias. E de 3 a 7 de julho estarão presentes as freguesias oriundas da zona norte: Alhadas / Bom Sucesso / Ferreira Nova / Maiorca; da zona sul: Marinha das Ondas / Paião; da zona urbana: Buarcos / São Pedro / Tavarede. A animação é oriunda das freguesias, desde os ranchos às filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos. 
-Nos dias 27, 28 e 29 teremos a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense organizada pela Malta do Viso, na qual se degusta o menu mais típico de Portugal: sardinha assada, broa e caldo verde.

Sem comentários: