15.7.12

Pelourinho da Figueira da Foz perfaz 230 anos!

Símbolos da situação privilegiada de uma determinada povoação, os pelourinhos remontam, geralmente, ao século XVI, quando D. Manuel procedeu à reforma dos forais. A tardia execução do pelourinho da Figueira da Foz permanece por esclarecer, inscrevendo-se, muito possivelmente, numa dinâmica de reforço de poderes municipais, ou na substituição de um outro exemplar entretanto desaparecido. A elevação da Figueira da Foz a vila, em 1771, pode, certamente, ser relacionada com esta edificação.

O Pelourinho da Figueira da Foz localiza-se na Praça General Freire de Andrade (Praça Velha). Exemplo de arquitetura civil barroca, encontra-se assente sobre uma base de 5 degraus qua
drados, e eleva-se um pedestal bojudo a suportar uma elegante coluna salomónica torcida, rematada por capitel compósito, com armas nacionais numa das faces.

Construído em 1782, foi inicialmente colocado ao norte da Praça do Comércio junto ao início da rua de S. Julião (nesse tempo denominada como “rua que vai para a igreja”). Terá sido deslocada uns metros para sul no século XIX, e ainda mais para sul em 1932, seu atual local.

Está classificado pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

Sem comentários: