18.11.11

Solidariedade dos amigos leva João Lopes a Cabo Verde

No final dos anos 90 o jovem cabo-verdiano João Lopes deixou a sua ilha e rumou a Portugal para fazer os seus estudos, tendo tirado a sua licenciatura na Universidade de Aveiro
De “canudo” na mão tem tentado por vários meios arranjar trabalho aqui e ali, mas as coisas não têm sido nada fáceis. Arranjou uns trabalhitos por Aveiro, esteve dois anos na Figueira da Foz, foi para o Porto, mas nunca conseguiu trabalho (designer gráfico) com a solidez que ambicionava para garantir o seu sustento e dar algum para melhorar a qualidade de vida dos seus familiares em Cabo Verde.
Desde que concluiu os estudos o seu maior desejo era arranjar trabalho e poder ir a Cabo Verde visitar os pais que não vê desde 1998. Já lá vão 13 anos!
Por onde passa a sua humildade é tanta que granjeia inúmeras amizades. No Porto, a Rita (uma amigo mais do peito) comoveu-se com a dor do João pelo amor aos país, e assim começou por contactar os amigos nas várias cidades por onde ele tem andado, sem que ele soubesse de nada, pedindo a cada um que dessem o que pudesse para se conseguir comprar o bilhete de avião (ida e volta) para que o João conseguisse estar junto dos pais no próximo Natal.
Bastaram meia dúzia de dias para a viagem estar garantida. Assim, o João Lopes, nos primeiros dias de Dezembro, vai viajar para Cabo Verde.
A Rita pedia ainda a todos aqueles (e na Figueira da Foz foram muitos os que contribuíram) para enviarem uma foto de cada um, fez uma colagem/poster com todos e juntamente com o bilhete entregou ao João dizendo-lhe “estes teus amigos levam-te a Cabo Verde para visitares os teus pais”
Isto não é solidariedade…Isto é simplesmente fantástico.(Foto 1 - João e Rita; Foto 2 - Jornais Dário de Coimbra/Figueira da Foz e A Voz da Figueira não negaram apoio; Foto 3 - Todos os amigos que contribuíram para a viagem do João.) Nota: Clicar nas fotos para melhor as visualizar

Sem comentários: