16.8.11

'Tito' Bernardes - As telas primorosas!

José Augusto Oliveira Bernardes (Tito) é mais um “artista de fazer por casa” (não confundir com ‘de trazer por casa’) que trazemos a estas páginas.
Pintando telas com traços simples mas bem delineados, Tito iniciou-se nas artes plásticas em 2003, influenciado pela esposa que tinha entrado num curso de… artes plásticas!
Olhando para as tintas, pincéis e algumas pinturas que a esposa, Maria Preciosa, ia fazendo, pensou para si mesmo: “-Então e eu não serei capaz de fazer ‘isto'!?"
E foi assim que se lançou no mundo (no seu mundo!) da arte! Não pertencendo a nenhuma associação (porque ‘trabalha’ só para si, por gosto) nunca fez nenhuma exposição. De vez em quando coloca em exibição algumas telas na sua mercearia Primorosa, na Praça Velha, ou no vizinho Café Brasil, das cerca de trinta que elaborou até hoje. Os temas vão desde a Figueira da Foz a paisagens longínquas e muitas pessoas dizem mesmo de algumas das suas obras: "-Até parece uma fotografia!"
É assim que ocupa os seus (escassos) tempos livres, num entretém para o espírito que lhe permite encarar o dia-a-dia com mais discernimento.
(Para melhor visualizar as pinturas, clicar nas mesmas)

Sem comentários: