5.7.11

Figueira da Foz = Agenda de Eventos para o 3º trimestre de 2011

Em plena época balnear é sempre bom conhecer locais que conseguem manter a qualidade e os requisitos para serem galardoados com as Bandeiras Azul e Dourada. A Figueira da Foz é disso exemplo, recebendo, este ano, os visitantes nas suas Praias com 04 Bandeiras Azul e 09 Dourada: Murtinheira, Tamargueira, Buarcos, Alto do Viso, Molhe Norte, Costa de Lavos, Quiaios, Relógio, Cova Gala e Leirosa (apenas Azul), estas últimas com galardão Azul. De referir ainda as praias da Costinha – Quiaios conservada em estado selvagem, e do Cabedelo sobejamente conhecida pela prática dos desportos de onda e pelos campeonatos de Surf e Bodyboard que anualmente ali se realizam.
No âmbito do projecto Animação nas Praias Oceânicas realizado em parceria com a Entidade de Turismo do Centro de Portugal vão ter lugar várias acções de animação de rua com o Teatro Montemuro, Viv’Arte, Arte & manha, A Bandinha dos Cavalos, Associação Cultural D’Orfeu entre outras entidades locais como ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos musicais e circenses, assim como aulas diárias de fitness.
O Município da Figueira da Foz tem vindo a apostar numa Figueira da Foz mais saudável e preocupada com o meio ambiente, neste trimestre o destaque vai para a Quinta Pedagógica, recentemente inaugurada em Tavarede. É um espaço que pretende sensibilizar os mais novos para o valor da terra e para todos os benefícios que dela podem advir, incluindo uma alimentação mais saudável. Relembramos ainda que todos os domingos, entre as 10H00 e as 17H00, na Praceta José Ledesma Criado, realiza-se a Feira Saudável e de Produtos Tradicionais.
Em Julho, entre os dias 15 e 21, realiza-se a 37ª edição do Festimaiorca com grupos nacionais e internacionais: E.U.A., Bolívia, Colômbia, Rússia e República do Benin; de 22 a 07 de Agosto no Meeting Point tem lugar a Feira do Livro e das Artes – organizada pela CMFF; Buarcos vai ser palco do maior assalto pirata das últimas décadas, nos dias 22 e 24 a Freguesia vai receber a Feira Pirata; a 25 de Julho o Coliseu Figueirense acolhe a 1ª Corrida de Toiros da temporada figueirense; e já no final do mês realiza-se a Regata Portos do Centro, organizada pelo Porto de Aveiro e da Figueira da Foz em parceria com a MENTOR.
Em Agosto, de 3 a 7, a FINDAGRIM – Maiorca, reúne cada vez mais expositores e visitantes, aliciados por um cartaz de artistas Portugueses: Rodrigo, Toy, Quim Barreiros, entre muitos outros; a 27 chega a 2ª Corrida de Toiros da temporada do Coliseu Figueirense; no final de Agosto o desporto de onda é rei e o retro está de volta com o Festival Retrosurf Longboard, nos dias 27 e 28 na praia do Cabedelo.
Extra Agenda, mas também em Agosto, dia 13 pelas 22H00, as Escolas de Samba desfilam em Buarcos: A Rainha, Novo Império e Unidos do Mato Grosso saem à rua para mais um desfile de Verão, à beira-mar.
Em Setembro, voltamos ao Surf com os Campeonatos Nacional e Mundial; de 10 a 12, os Senhores da Paciência realizam a IV Concentração Motard onde se esperam dezenas de participantes; e a 17 o Clube Náutico sobe o Mondego em Vela Ligeira.
O CAE tem sempre uma oferta complementar na qual se destacam, este trimestre, espectáculos como: 3D Jazz – Festival Internacional da Figueira da Foz; o Aladino e a Gruta Mágica; Drácula pela Vórtice Dance Company; Sérgio Godinho; Carlos Mendes; Back to the Blues com Joel Xavier. Sugerimos ainda a visita a Apontamentos de Modernidade, exposição concebida através de colecções artísticas do Museu Municipal Santos Rocha, que estará patente até 16 de Outubro.
O Museu Municipal Santo Rocha terá patentes várias exposições e acções do serviço educativo. Vertentes que podem ser exploradas por vários públicos e que podem ser opções em dias de praia menos atractivos.
De destacar as diversas actividades que o Núcleo Museológico do Sal vai realizar durante o mês de Agosto tendo em vista comemorar mais um aniversário. Este Núcleo é uma referência local e nacional e comemora este ano o seu 4º aniversário com: Cinema com a CineEco – apoio da Câmara Municipal de Seia, gastronomia, passeios pedestres, exposições, entre outras actividades a não perder!
Ainda neste 3º trimestre a Agenda de Eventos homenageia o multifacetado artista António Vitorino D’Almeida e o Sargento de Artilharia Académico Zagalo que se destacou pela tomada do Forte de Santa Catarina aos franceses. Pode ainda ficar a saber um pouco mais sobre a Figueira da Foz através da história do referido Forte e da Guerra

Sem comentários: