19.5.11

O artista Joaquim Maia

Quando se atinge a idade da reforma há vários caminhos a seguir. Gozar a essa reforma segundo, obviamente, as posses; Não fazer nada; Ou ir fazendo alguma coisa porque ficar parados não é com eles.
Joaquim Maia continua fazendo alguma coisa apesar dos seus 88 anos. Faz artesanato caseiro com aquele ‘jeito’ que só alguns têm. Nada de muito especial ou elaborado, mas o suficiente para merecer a admiração de quem visita a sua ‘garagem’ transformada em ‘estaminé’ de entretém e trabalho.
A par da obra tem alguma tendência para inventor. Veja-se o berço que idealizou que, para além da sua função de proteger os bebés nas brincadeiras e no dormir, tem também um ‘berço extra’, elevado e suspenso, permitindo assim o embalar do bebé. Nas fotos podem-se ainda apreciar uma mesinha de sala com um aspecto da Figueira, e um candeeiro em ‘escadaria’! São estas apenas algumas das obras de Joaquim Maia, um artista, um homem que se recusa passar os dias a ver televisão ou a ir para ‘a tasca’ beber uns copos!

Sem comentários: