28.5.11

Festa da Sardinha - 25ª edição no Coliseu Figueirense

Foi apresentada a Festa da Sardinha 2011 no Coliseu Figueirense. Miguel Amaral, que se encontrava ladeado pela dra. Isabel Cardoso e pelos elementos da ‘Malta do Viso’ José Leonardo e Carlos Baptista, leu o seguinte comunicado aos jornalistas presentes:
“O Coliseu Figueirense e a Malta do Viso vão a realizar e comemorar a 25º edição da Festa da Sardinha (a mais antiga do País) nos dia 09, 10 e 11 de junho.
Relembramos que foi em 2003, que algumas pessoas na altura ligadas ao poder local e não só, alegando falta de condições, tentaram terminar com a Festa da Sardinha no Coliseu Figueirense. Felizmente volvidos 9 anos, a Festa continua bem viva, mantendo o seu “cunho popular” que tão bem a caracteriza, e prestamos homenagem aos homens e mulheres que voluntariamente aqui colaboram. É gente do Viso, é a Malta do Viso.
Queremos desde já salientar e por isso agradecer a presença da Dra. Isabel Maranha Cardoso, Administradora da Figueira Grande Turismo, entidade esta que pela primeira vez, e desta forma tão directa, colabora com esta realização.
As portas do Coliseu irão abrir por volta das 19h30 até às 22h30. Combate à crise: O valor de entrada mantém-se nos 3 euros!
Este ano e caso as condições meteorológicas o permitam, teremos o mesmo figurino do ano passado.
A capacidade do recinto é de aproximadamente 800 pessoas sentadas, e os moldes de funcionamento serão os mesmos dos anos anteriores, destacando alguns pormenores que será bom salientar.
A sardinha será a rainha da festa e aproveito para agradecer á cooperativa Centro Litoral, na pessoa do sr. António Lé, a sua permanente colaboração.
Para cumprir todos os requisitos de higiene o caldo verde será uma vez mais confecionado por uma empresa do sector alimentar.
Os utilizadores, após franquearem as portas do Coliseu, dirigem-se à arena onde estarão instalados os bares para que lhes seja entregue tudo o que é necessário.
Todo o material de mesa (pratos, talheres copos e demais utensílios) serão descartáveis e para maior comodidade serão disponibilizados tabuleiros.
Tentaremos melhorar sempre um ou outro pormenor e como já referi o aumento do número de lugares, vai permitir mais lotação e tentar evitar que as pessoas tenham que esperar. Mesmo assim apelamos a todos os utilizadores que permaneçam o tempo necessário para depois darem o lugar a outros.
Festa popular sem animação não é festa, e teremos algumas surpresas.
Por fim gostaríamos de referir a colaboração de algumas entidades e empresas sobejamente importantes nestes momentos: Câmara Municipal, Junta de Freguesia de S. Julião, Adega Cooperativa de Cantanhede, Tubo de Ensaio, Auto Touril, Padarias Dionísio, Magenta, Restaurante Picadeiro, Recheio, Cruz e Cardoso, CIPEF, Jucar, e Rádio Clube Foz do Mondego.
Números do ano passado: 5000 pessoas; 2 toneladas de sardinha; 600 broas; 3500 garrafas de vinho; 2000 garrafas de água; 800 litros de caldo verde." (Clicar no programa e/ou na foto(2010) para melhor visualizar)

Sem comentários: